O IEV


Com sede na cidade de Lorena (SP), o Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV) é uma associação sem fins econômicos, de caráter cultural, com atuação voltada ao desenvolvimento harmônico do Vale do Paraíba e à preservação de seu patrimônio histórico e ambiental. Embora tenha sido fundado em 1973, por um grupo sob a liderança do professor universitário José Luiz Pasin, o IEV começou a ser idealizado um ano antes, durante o I Simpósio de História do Vale do Paraíba.

Na época, pouco se discutia sobre patrimônio histórico e cultural, e poucos eram os pesquisadores que se dedicavam ao Vale do Paraíba. Contudo, havia uma consciência dos problemas que a região enfrentava – e que incluíam o empobrecimento da população e o descaso pela cultura –, e as universidades começaram a despertar para o fato de que era necessário – e urgente – buscar uma atuação mais crítica e participativa na sociedade, visando ao desenvolvimento sustentável, ao bem-estar social e à preservação histórica e cultural.

O Simpósio de História, promovido em 1972 pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, foi a resposta a essa urgência, e seus resultados positivos inspiraram a criação de uma organização que pudesse dar continuidade a esse trabalho. Nascia, assim, o Instituto de Estudos Valeparaibanos.

Com o objetivo de estudar a realidade vale-paraibana e incentivar a produção e a pesquisa sobre o Vale do Paraíba, o IEV atua em diferentes frentes, promovendo cursos, palestras, conferências, seminários, simpósios, debates e premiações, voltadas a reconhecer ideias, atitudes e trabalhos artísticos, culturais e científicos que promovam a melhoria das condições de vida e o desenvolvimento sustentável em toda a região.

Além disso, o Instituto mantém um acervo bibliográfico e um Centro de Documentação sobre o Vale do Paraíba, bem como diferentes projetos que primam pelo bem-estar social e pela preservação do patrimônio ambiental, histórico e cultural vale-paraibano, como o Núcleo de Educação Patrimonial e Ambiental (NEPA), que formou centenas de professores da rede pública de ensino para disseminar a importância desses aspectos da região, e a Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, que centraliza iniciativas e trabalhos em prol do meio ambiente.

Desde sua fundação, o IEV tem realizado um importante trabalho no Vale do Paraíba, atuando na grande maioria dos municípios da região e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e humanizada. Aos poucos, foi firmando-se como uma instituição de respeito e de liderança na área cultural em nível regional, com reconhecimento expressivo de diferentes setores da sociedade.